Boletim 9 – Diagnóstico dos recursos naturais do Pólo Agroflorestal Hélio Pimenta

go here Este diagnóstico faz parte dos estudos que darão suporte à elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Pólo Agroflorestal Hélio Pimenta e do próprio município de Rio Branco. As etapas metodológicas para este estudo foram pautadas na participação dos produtores deste Pólo e subdivididas em cinco fases operacionais: (i) fase preparatória, na qual foram levantados e sistematizados dados secundários; (ii) fase de compatibilização, com a construção e ajustes da base cartográfica; (iii) fase de obtenção de aerofotos, por meio de aerofotogrametria vertical colorida; (iv) fase de campo, com coletas e análises das amostras de solo e água; (v) fase de geoprocessamento, com a análise e espacialização dos dados por geoprocessamento, como: confecção dos mosaicos semi-controlados, modelagem do terreno, entre outros. Os resultados mostram uma variação altimétrica de 12 m, indo de 183 m, na porção centro-oeste, a 214 m de altitude na porção nordeste deste Pólo. Quanto ao tipo de solo, a principal classe é o Argissolo Vermelho-Amarelo com 72% da área. Este Pólo está inserido na sub-bacia do igarapé Mucambo que se encontra com 57% de sua área desmatada, sendo que a rede de drenagem é quase inexistente. É muito comum neste Pólo a construção de barragens “açudes” na drenagem natural que são utilizados pelos moradores para o abastecimento de água. Estas águas apresentaram sinais de contaminação por coliformes fecais estando, assim, fora dos padrões de potabilidade previstos na legislação, mas os resultados para balneabilidade mostraram-se excelentes. Quanto aos resultados de uso e cobertura do solo deste Pólo, constatou-se que 62,7% da área estão ocupados por Pastagens e Solo exposto, sendo que nas Áreas de Preservação Permanente a situação é ainda mais grave, com 82,07% destas áreas ocupados com Pastagens, Solo exposto e Vegetação rasteira. Assim, conclui-se que, embora tenha sido criado há mais de dez anos, este Pólo ainda possui passivos ambientais significativos o que constitui um desafio na busca de conciliar sustentabilidade econômica e social das famílias com a conservação dos recursos naturais.

follow link Кудымкар купить Ecstasy: Red Stars 280 mg DIAGNOSIS OF THE NATURAL RESOURCES ON THE HÉLIO PIMENTA AGROFORESTRY SETTLEMENT IN RIO BRANCO-AC

click This diagnosis is part of the studies that will support the Sustainable Rural Development Plans of the Helio Pimenta Agroforestry Settlement and of the county of Rio Branco. The methodological phases for this study were based on farmer participation and were divided as follows: (i) preparatory phase where secondary data were gathered and organized; (ii)systematization phase where the cartographic base was constructed and adjusted; (iii) taking aerial photos through vertical aerial colored photography; (iv) field work consisting of collection and analysis of soil and water samples; and (v) analysis and specialization of data through geographic processing of information allowing the generation of semi-controlled mosaics and land modeling, among other products. The results show that there is a variation in altitude of 12 m, ranging from 183 m in the Middle-East region to 214 m in the Northeast region of this settlement. Regarding the soil type, the main class is the Red Yellow Podzol (Ultisol) occupying 72% of its total area. This settlement is part of the Mucambo river watershed which has 57% of its total area already deforested and the drainage network is almost inexistent. Construction of dams along the river bed is a very common practice in this settlement with the purpose to supply water for human and animal consumption. These water sources present signals of contamination by fecal chloroforms and therefore, do not meet the legal standards established in the legislation for potability. However, the results for balneability were excellent. Regarding land cover and land use, the results show that 62,7% do the area is occupied by pastures and bare ground. The situation in the Permanent Preservation Areas is still more alarming, with 82,07% of the area occupied with pastures, bare ground and low and sparse vegetation. Although this settlement has been established more than tem year ago, it still has severe environmental problems which represent a challenge for the objective of reconciling economic and social sustainability of the families with the conservation of the natural resources.

follow url Os comentários estão encerrados.