Boletim 16 – Mercado de madeira serrada no município de Rio Branco

see O presente estudo, sobre o mercado de madeira serrada no município de Rio Branco, tem como objetivo fornecer informação técnica para subsidiar a elaboração de estratégias e políticas públicas voltadas à economia florestal. Por intermédio da atualização de banco de dados no biênio 2007-2008 sobre atividade madeireira nas serrarias, foi possível disponibilizar informações sobre a origem da matéria prima, seu desenvolvimento e atual estágio econômico, bem como seu comércio como produto processado. Para o levantamento de informações sobre as serrarias atuantes neste município, no período mencionado, foram utilizados formulários, assim como dados secundários gerados por estudos anteriores sobre este segmento de mercado. Este trabalho foi pautado na análise integrada por geoprocessamento dos dados com cruzamento de informações de tipologias vegetais e potencial madeireiro gerando informações relevantes ao avanço da exploração pelo mercado que utiliza como matéria prima madeiras de florestas tropicais em Rio Branco. Os resultados obtidos permitiram inferir que o pequeno número de firmas madeireiras de Rio Branco se caracterizava, classicamente, como um oligopólio. Das firmas entrevistadas, 80% foram classificadas como micro indústrias, 10% como de médio porte e 10%, de grande porte. Verificou-se que foram consumidos em Rio Branco, aproximadamente, o volume de 411.850 m3/ano de madeira em tora, sendo gerado, desse volume, 144,07 mil/m3 de madeira processada. Em termos econômicos, constatou-se que os custos com transporte variaram de R$ 35,00 a R$ 100,00/m3, de acordo com a distância da área de extração da madeira até a planta fabril, onde a distância média observada foi de 119 km. Dos resultados alcançados, é possível argumentar também que a exploração madeireira pode se viabilizar com obras de infra-estrutura planejadas pelo governo federal e implementação de projetos de apoio, como manutenção das estradas existentes e criação de novas onde o acesso é inviável, possibilitando, assim, a redução nos custos do transporte da madeira aumentando o alcance econômico da exploração madeireira.

go site follow site THE LUMBER MARKET IN THE RIO BRANCO CITY, STATE OF ACRE

follow site This study addresses the lumber market established in the Rio Branco city, capital of the State of Acre-Brazil. Its objective is to provide technical-economics information in order to give support in the elaboration of strategies and public policies forward to the local forest economy. Therefore, was updated the data base related to the 2007-2008 period concerning the timber activities in the local sawmills, and so making public figures about the source of the raw forest material, its development and current economic status, as well as its trade as processed product. For the information survey, about sawmills acting in this city, during the mentioned period, were used questionnaires and secondary data generated by prior studies on this sector. This research was carried out taking into account an integrated analysis making a relationship, using remoting sensing data, between forest typology and the local wooden potential, generating important finds about the moving of the logging in order to meet the demand by raw forest material coming from the Rio Branco’ tropical forest. The results obtained made possible to point out that a small number of the timber firms running in Rio Branco characterized itself as an oligopoly. Out of the sampled firms, 80% were classified as micro firms, 10% as medium firms and 10% as having a large size. It was also verified that the log consumption, in Rio Branco, was about 411,850 m3/year, which generated 144.07 thousand cubic meter of lumber. In economics terms, was identified that the cost of log transport ranged, due to forest-sawmill distance, from R$ 35.00 to R$ 100.00/m3, as the average distance was 119 km. Added to that, the generated results made also possible to argue that is infra-structure planned by the Government as well as the implementation of support projects can make the regional logging feasible. Example of these Government activities are either improvement or repairs of actual roads and building of others, where the access is not proper yet. In this way, it is possible to decrease cost with the log transport, which would increase of the economic distance for the logging activity in the Rio Branco city.

http://zabor-elektrostal.ru/divorce/amfetamin-video-smotret-onlayn.html Leia online ou faça download do PDF do Boletim Técnico no site do Scribd

Программа ваш бонус беларусбанк